segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Em muito mais que dois tempos


Eu não preciso ser o que os outros esperam de mim. Eu preciso ser o que preciso, eu preciso ter o que quero, e qualquer felicidade fora disso ou é alheia ou é falsa, e não me interessa. É certo que nem tudo que desejo, espero e quero é fácil e acessível, mas, se existe, eu posso alcançar. Eu posso ser o que quiser se eu conseguir ser livre, pois a liberdade é a porta de acesso para os sonhos, e eu bem sei que para se ser preso não é preciso correntes e cadeias, bastam apenas ideias retrogradas ou algum grau de ignorância. 


Ser livre é ter a autonomia e o orgulho de ser o que é, porque quer. Negar origens, gostos, ideias, é uma covardia sem tamanho e, sem tem uma palavra na poesia da vida que não rima nada com liberdade é covardia, e como bom amigo que sou, lhe recomendo tentar rimar liberdade com coragem, fica melhor. Misture, reinvente e contribua da sua forma para o mundo a sua volta, deixando de lado essa postura passiva demais, receptor demais. Não se deixe ser influenciado, mesmo que por coisas boas. Existem uma sutil diferença entre ser influenciado, e escolher as coisas boas, passando você de um simples bitolado a uma pessoa consciente das suas escolhas, que além de todas, são boas. Com seu chiado, seu R bem arrastado, rockeiro ou forrozeiro, seja você mesmo, mostre para as pessoas a sua volta que existe uma autonomia e uma satisfação em ser livre até de si mesmo. 

Tem dias, realmente, em que nós não conseguimos escolher: é sofrimento e alegria dentro de nós. É uma dualidade da qual não conseguimos fugir, pois a própria vida, fria e essencialmente sem preconceito, é dual.   Nem todo lugar é bem o que parece, nem toda palavra traduz tudo que queremos. Por isso não julgue e veja em cada pessoa, sentimento, lugar, enfim, veja em tudo um imenso potencial, tanto construtivo quanto destrutivo, assim, você não será tão surpreendido mediante a qualquer que seja a situação, pois você já estava antecipado. Não é ser medium, é saber que tudo tem dois lados.

Outra coisa muito importante é não deixar que ninguém castre os seus sonhos. Seja o que quer ser, pois só você sabe o quanto cada coisa vale pra você. Doutor ou palhaço, musico ou advogado, e até pode ser que você queira tudo isso bem misturado na sua vida, então, lute. Não querendo ser clichê, mas lhe digo com toda certeza que não há idade nem momento para se sonhar e realizar sonhos. Maturidade tem muito mais relação com o que já trazemos dentro de nós do que o que não trazemos mais fora de nós. Eu sempre luto por meus sonhos, da minha forma, pois não existe uma formula para isso, e garanto que você também pode lutar, à sua maneira, por seus sonhos. Seja ousado, pule de onde for, se faça ser visto, mesmo que por você mesmo. Por mais que seja difícil, tem pessoas que ainda não conseguem se enxergar como realmente são. Quem não se leva a sério não pode ser levado a sério por ninguém, a não ser por aqueles que se aproximam apenas para fazer com que nos enxerguemos,e a esses chamo de amigos.

Não perca seu tempo querendo ser o melhor de todos, apenas queira ser o melhor para você. Tente sempre se virar, mas nunca deixe de lado uma boa ajuda de amigos verdadeiros. Ninguém está apto para viver a sua vida, assim como você também não está e nem nunca estará pronto para viver a vida de outras pessoas, por isso, respeite as dores e as dificuldades, não julgue, apenas ajude. Mate quantos leões tiver que matar, por que a vida só nos dá coisas com as quais conseguimos lidar, mesmo que tenhamos que ir em nossos extremos a todo tempo. A quem diga que a vida é um grande palco, então, seja um grande ator, levando a vida do jeito que dá, rindo ou chorando. A essência da vida é a busca da felicidade, mas isso não quer dizer que não vamos chorar algumas vezes, não podemos nos esquecer da dualidade.

Acho que por fim, só posso lhe aconselhar mais uma coisa: ame. Não falo de namoricos, coisas de momento, mas falo de se entregar de corpo e de alma a algum sentimento sincero por alguém. Amizade ou Amor, se é que eles podem ser separados, devem ser comungados por todos nós. Não deixe o tempo passar, querido leitor, pois o tempo do amor é o agora, e essa coisa de esperar, vendo que tudo é verdadeiro, sincero e agradável é coisa de quem não tem o que fazer. Quem é que vendo a chance de se ser feliz, vira as costas? ninguém, ao menos que você tenha algum distúrbio psicológico muito, muito grave mesmo. E sobre o amor, o importante é ser de verdade, e ser puro. Certas coisas não cabem a nada nem a ninguém, imagine ao amor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário